ESCOLA MUNICIPAL DONA MARIA DE ARAÚJO LOBO
TRAVESSA DA BARRA
TAPERAGUÁ
I MOSTRA LITERÁRIA” BRINCANDO E APRENDENDO COM OS GÊNEROS LITERÁRIOS”
AGO-OUT
MAL DEODORO/2010
JUSTIFICATIVA:
Acreditando na importância da educação para o ser humano aperfeiçoar-se cada vez mais, o domínio da linguagem oral e escrita é de fundamental importância, para que o indivíduo possa participar da sociedade de forma efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, constrói visões de mundo, produz conhecimento. Constitui uma preocupação da escola, a prática, intensa de leitura e essa prática é, sobretudo, necessária, porque ler ensina a ler e a escrever.
A I mostra Literária “Brincando e Aprendendo com os Gêneros literários, baseia-se na certeza de que através de um trabalho constante de leitura, o aluno será capaz de elaborar suas próprias idéias, construindo um mundo cada vez melhor.
OBJETIVO GERAL:
Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de competências essenciais como, o domínio da leitura, a fim de compreender o mundo, a natureza e cultura, os valores morais e sociais em que se fundamenta a sociedade, tornando-se um cidadão atuante de forma crítica e construtiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Desenvolver no aluno o hábito à leitura e produções em vários gêneros literários.
• Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação.
• Promover a compreensão e a importância da leitura.
• Propiciar atividades criadoras e instigantes que convidem os alunos a pensar e aprender com as próprias ações.
• Estimular e incentivar o desejo a leitura buscando uma aprendizagem rica e criativa.
METODOLOGIA
Os gêneros literários propostos dentro da I Mostra Literária, a serem trabalhados durante a realização da I Mostra são: fábulas, contos de fada,
Histórias infantis, literatura de cordel, poesias, poemas, memórias literárias, crônicas, trava-língua e lendas que serão apresentados ao aluno
dentro das seguinte atividades:
Leitura compartilhada;
Conto e reconto;
Dramatizações;
Exibição de dvd’s;
Teatro de varas;
Recital de poesias;
Consulta ao dicionário;
Concursos dentro de cada gênero literário;
Caça-palavras;
Palavras-cruzadas;
Produção textual;
Reescrita de final de texto;
Listagem dos personagens das histórias infantis;
Reescrita de texto individuais e coletiva;
AVALIAÇÃO:
O que se espera de uma avaliação numa perspectiva transformadora é que os seus resultados constituam parte de um diagnóstico e que, a partir dessa
Análise da realidade, sejam tomadas decisões sobre o que fazer para superar os problemas constatados: perceber a necessidade do aluno e intervir para ajudar a superá-la.
Avaliação é essencial a educação enquanto concebida como reflexão sobre a ação. Levando em conta esse aspecto, a avaliação da I mostra literária, foi realizada observando-se até que ponto o aluno se empenhou, a sua participação, a forma criativa e autônoma.
CONCLUSÃO:
Diante da problemática que enfrenta o ensino público, no que diz respeito à leitura, durante todo o processo de aprendizagem, observou-se que a idéia de realizar esse trabalho foi bastante feliz, pois o mesmo permitiu que o aluno, de forma prazerosa e participativa, se descobrisse como leitor-escritor, desenvolvendo assim o gosto pela leitura. Com isso pode-se dizer que todo estudo voltado à prática da leitura é de grande valia para a educação brasileira, pois possibilita a descoberta de leitores críticos, capazes de elaborar seu próprio ponto de vista, aproximando-se cada vez mais do conhecimento. Dentro desta percepção, conclui-se que é de fundamental importância para o desenvolvimento das habilidades lingüísticas e da oralidade, tornando-se cada vez mais participativo e transformador e principalmente, levar o aluno à compreensão daquilo que leu, podendo contudo, tirar suas próprias conclusões, elaborando, de forma autônoma e criativa seu próprio ponto de vista.
CRONOGRAMA:
GÊNEROS AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO
FÁBULAS X X X
CONTOS DE FADAS X X X
HISTÓRIAS INFANTIS X X X
LITERATURA DE CORDEL X X X
POESIAS X X X
POEMAS X X X
MEMÓRIAS LITERÁRIAS X X X
CRÔNICAS X X X
TRAVA-LÍGUA E LENDAS X X X
CULMINÂNCIA X
COORDENADORA PEDAGÓGICA RESPONSÁVEL :
• JOANA D’ARC DE SOUZA
Nenhum comentário:
Postar um comentário