.
.
"Tantum homo habet de scientia quantum operatur". (O conhecimento que o homem possui é só aquele que aplica - São Francisco)


.
.
.


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

I Mostra Literária " Brincando e Aprendendo com os Gêneros Literários."

ESCOLA MUNICIPAL DONA MARIA DE ARAÚJO LOBO


TRAVESSA DA BARRA

TAPERAGUÁ
I MOSTRA LITERÁRIA” BRINCANDO E APRENDENDO COM OS GÊNEROS LITERÁRIOS”
AGO-OUT

MAL DEODORO/2010

 JUSTIFICATIVA:


Acreditando na importância da educação para o ser humano aperfeiçoar-se cada vez mais, o domínio da linguagem oral e escrita é de fundamental importância, para que o indivíduo possa participar da sociedade de forma efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, constrói visões de mundo, produz conhecimento. Constitui uma preocupação da escola, a prática, intensa de leitura e essa prática é, sobretudo, necessária, porque ler ensina a ler e a escrever.

A I mostra Literária “Brincando e Aprendendo com os Gêneros literários, baseia-se na certeza de que através de um trabalho constante de leitura, o aluno será capaz de elaborar suas próprias idéias, construindo um mundo cada vez melhor.

 OBJETIVO GERAL:


Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de competências essenciais como, o domínio da leitura, a fim de compreender o mundo, a natureza e cultura, os valores morais e sociais em que se fundamenta a sociedade, tornando-se um cidadão atuante de forma crítica e construtiva.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:



• Desenvolver no aluno o hábito à leitura e produções em vários gêneros literários.

• Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação.

• Promover a compreensão e a importância da leitura.

• Propiciar atividades criadoras e instigantes que convidem os alunos a pensar e aprender com as próprias ações.

• Estimular e incentivar o desejo a leitura buscando uma aprendizagem rica e criativa.



 METODOLOGIA

Os gêneros literários propostos dentro da I Mostra Literária, a serem trabalhados durante a realização da I Mostra são: fábulas, contos de fada,

Histórias infantis, literatura de cordel, poesias, poemas, memórias literárias, crônicas, trava-língua e lendas que serão apresentados ao aluno

dentro das seguinte atividades:
 Leitura compartilhada;

 Conto e reconto;

 Dramatizações;

 Exibição de dvd’s;

 Teatro de varas;

 Recital de poesias;

 Consulta ao dicionário;

 Concursos dentro de cada gênero literário;

 Caça-palavras;

 Palavras-cruzadas;

 Produção textual;

 Reescrita de final de texto;

 Listagem dos personagens das histórias infantis;

 Reescrita de texto individuais e coletiva;


 AVALIAÇÃO:


O que se espera de uma avaliação numa perspectiva transformadora é que os seus resultados constituam parte de um diagnóstico e que, a partir dessa

Análise da realidade, sejam tomadas decisões sobre o que fazer para superar os problemas constatados: perceber a necessidade do aluno e intervir para ajudar a superá-la.

Avaliação é essencial a educação enquanto concebida como reflexão sobre a ação. Levando em conta esse aspecto, a avaliação da I mostra literária, foi realizada observando-se até que ponto o aluno se empenhou, a sua participação, a forma criativa e autônoma.


 CONCLUSÃO:

Diante da problemática que enfrenta o ensino público, no que diz respeito à leitura, durante todo o processo de aprendizagem, observou-se que a idéia de realizar esse trabalho foi bastante feliz, pois o mesmo permitiu que o aluno, de forma prazerosa e participativa, se descobrisse como leitor-escritor, desenvolvendo assim o gosto pela leitura. Com isso pode-se dizer que todo estudo voltado à prática da leitura é de grande valia para a educação brasileira, pois possibilita a descoberta de leitores críticos, capazes de elaborar seu próprio ponto de vista, aproximando-se cada vez mais do conhecimento. Dentro desta percepção, conclui-se que é de fundamental importância para o desenvolvimento das habilidades lingüísticas e da oralidade, tornando-se cada vez mais participativo e transformador e principalmente, levar o aluno à compreensão daquilo que leu, podendo contudo, tirar suas próprias conclusões, elaborando, de forma autônoma e criativa seu próprio ponto de vista.



 CRONOGRAMA:



GÊNEROS AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO

FÁBULAS X X X

CONTOS DE FADAS X X X

HISTÓRIAS INFANTIS X X X

LITERATURA DE CORDEL X X X

POESIAS X X X

POEMAS X X X

MEMÓRIAS LITERÁRIAS X X X

CRÔNICAS X X X

TRAVA-LÍGUA E LENDAS X X X

CULMINÂNCIA X




COORDENADORA PEDAGÓGICA RESPONSÁVEL :

• JOANA D’ARC DE SOUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário