.
.
"Tantum homo habet de scientia quantum operatur". (O conhecimento que o homem possui é só aquele que aplica - São Francisco)


.
.
.


sexta-feira, 25 de junho de 2010

CARNAVAL

SERVIÇO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA


UNIDADE DE ESTUDO: CARNAVAL

TEMA: RESGATANDO A FOLIA CARNAVALESCA.

PÚBLICO ALVO: Alunos dos 3º e 4º anos

Áreas de conhecimentos: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Arte, Religião.

Justificativa:

Resgatar a tradição carnavalesca, além de ser uma forma divertida de comemorar, permite que os alunos trabalhem a criatividade e ampliem seus conhecimentos sobre esta famosa festa brasileira . Nesse contexto, os alunos entram em contato com a cultura desde cedo e assim começam a aprender suas tradições.

Objetivos:

• Conhecer o carnaval como uma festa do nosso folclore;

• Identificar músicas carnavalescas;

• Cantar e dançar músicas de carnaval;

• Conscientizar e prevenir os alunos em relação a saúde e segurança durante o carnaval;

• Desenvolver a linguagem oral e escrita;

• Promover uma festa carnavalesca na escola, para integrar os alunos.



Desenvolvimento:

• Conversar com os alunos sobre o carnaval, dando a eles oportunidades para explorarem seus conhecimentos e vivências;

• Contar brevemente a história do carnaval e ressaltar as diversas maneiras de comemorá-los (nas ruas, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas de sambas, etc.)

• Leitura de textos (jornais, revistas, propagandas, e músicas carnavalescas).

• Providenciar fotos ou imagens nas quais os alunos possam visualizar algumas manifestações populares;

• Entrevistar pessoas mais velhas procurando relatos sobre o antigo carnaval;

• Solicitar como tarefa de casa, que os alunos procurem fotos de familiares com fantasias de carnaval ou comemorando a data. Em sala de aula, para os alunos mostrar as fotos para os colegas e depois confeccionarem um painel coletivo;

• Ressaltar que existem músicas carnavalescas com ritmos variados (axé, samba, frevo, etc.);

• Trabalhar algumas marchinhas de carnaval, criando juntamente com os alunos momentos coreografados;

• Confecção de máscaras, fantasias e cartazes;

• Atividades de colagem, pintura, recorte, além das músicas no blocão para expor na sala;

• Decoração e ornamentação das salas.



Sugestões de palavras: folia, máscara, música, rei, confete, alegria, carnaval, rainha, fantasia, bloco, serpentina, marchinhas.



Culminância

• Realizar um baile na escola, com máscaras, fantasias, confetes, serpentinas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário