.
.
"Tantum homo habet de scientia quantum operatur". (O conhecimento que o homem possui é só aquele que aplica - São Francisco)


.
.
.


sexta-feira, 25 de junho de 2010

HIGIENE E SAÚDE

CURIOSIDADES E DICAS PARA APRIMORAR NOSSA UNIDADE DE ESTUDO.


TEMÁTICA: HIGIENE E SAÚDE

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 07 A 29 DE MAIO/2009

COORD. RESPONSÁVEL: JOANA D’ARC DE SOUZA



BANHO: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com sebo. A falta de banho provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeira, terra, areia, etc. ). A consequência é o aparecimento de assaduras, além de odor desagradável, e o risco de aparecimento de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima quente,como o nosso, e destacar de chuveiro, que é mais higiênico. De acordo com as necessidades de cada um, ensinar a fazer chuveiro de lata.

SUGESTÕES:

• Realize na sala de aula a” feira do banho” , trazendo todos os objetos envolvidos na higiene corporal.

• Monte-os numa pequena mesa e esta exposição poderá ser usada toda vez que o assunto permitir.



UNHAS: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças.Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticos relacionando à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas.

SUGESTÕES:

• Utilize cartazes ou murais para mostrar hábitos de vestuários do Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas.

• Mostre a importância do sol na higiene da roupa.

• Destaque a necessidade de se usar roupas sempre limpas, e de ter um lugar para guardar as roupas sujas.

• Mostre a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos, correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos, espinhos, pedras, etc.

• Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses ( amarelão, lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário